O Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) tem como intuito proporcionar condições para a integração social do participante por meio do acesso à Universidade Pública. De tal forma, pessoas que estão envelhecendo podem usufruir do espaço educacional e cultural para a ampliação de conhecimento e de educação continuada.

Além disso, oferece convivência social, troca de experiências de vida entre os participantes das UNATIs e a comunidade interna e externa à UNESP.

O público-alvo são alunos com idade igual ou superior a 55 anos, de ambos os gêneros e com independência em locomoção até os locais onde são realizadas as atividades. Há a possibilidade de alteração da faixa etária conforme as necessidades dos núcleos locais. Para matricular-se na UNATI não é necessário nível de escolaridade.

As atividades do Núcleo Central UNATI UNESP estão respaldadas na extensão universitária, no ensino e na pesquisa distribuídas nos 21 núcleos locais nas diferentes Unidades Universitárias, assumindo características específicas em cada um desses campi.

Para que os 5.283 alunos idosos sejam adequadamente atendidos, é fundamental o apoio recebido da Fundunesp.