casa frenteFundunesp obtém certificação NBR ISO 9001: 2008
Norma especifica requisitos para Sistema de Gestão da Qualidade

[17/09/2012] 

 

A Fundação Carlos Alberto Vanzolini certificou, em agosto último, que o Sistema de Gestão da Qualidade implantado e mantido pela Fundação para o Desenvolvimento da Unesp – Fundunesp cumpre os requisitos da norma NBR ISO 9001 : 2008.

 

A certificação refere-se ao escopo “Gerenciar Convênios e Projetos da Unesp e viabilizar as necessidades solicitadas que incluem cursos, projetos, estudos, pesquisas, consultorias e assessorias”. “Nosso desejo é colaborar em obter sempre o melhor resultado para o nosso cliente nos contratos e convênios que nos cabem gerenciar e viabilizar”, diz o diretor-presidente Luiz Antonio Vane.

 

Nossa Política da Qualidade é: “Apoiar a UNESP e facilitar o relacionamento UNESP-SOCIEDADE em diferentes formas de parcerias com instituições públicas e privadas para gerenciar e viabilizar a realização de cursos, projetos, estudos, pesquisas, consultorias e assessorias.”.

 

“Pretendemos oferecer resultados que reflitam e reproduzam um nível de Sistema de Gestão da Qualidade que atenda as expectativas dos clientes, que o satisfaçam e que o permitam fidelizar-se, na certeza de que como parceiros podemos construir e solidificar o futuro”, acrescenta o diretor-presidente.

 

ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça e que cuida da normalização (ou normatização) de produtos e serviços em nível mundial.

 

A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas. O propósito da ISO é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países do mundo.

 

A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.

 

Em 1987 a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização.

 

A ABNT NBR ISO 9001 : 2008 especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, em que uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente, aos regulamentares legais, e objetiva aumentar a satisfação do cliente.

 

O objetivo da NBR ISO 9001 é complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização, a qual pretende implementar os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados interno e externo.

 

Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001, está a melhoria do desempenho no fornecimento de produtos/serviços e, portanto, níveis mais altos de satisfação dos clientes.

 

Também ocorre uma melhor percepção dos clientes em relação à imagem, cultura e desempenho da organização; além de aumento da produtividade e eficiência (o que leva a reduções de custo); da comunicação, da moral e da satisfação no trabalho; e maior vantagem competitiva e maiores oportunidades.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP