Innovation Challenge Day Unesp

Evento acontece dia 7/11, na Reitoria, em São Paulo, SP a partir das 9h30

[07/11/2017]

Innovation Challenge day ocorre na Reitoria da Unesp a partir das 9h30 da terça-feira, dia 7 de novembro. O evento divulgará o resultado dos trabalhos selecionados através do Edital para Financiamento de Prova de Conceito de Pesquisas Aplicadas.

Como ator integrante do sistema inovativo do país, a universidade busca transferir o conhecimento tecnológico desenvolvido por seus pesquisadores para a iniciativa privada, de modo que esta possa transformá-lo em produtos, processos ou serviços ao alcance imediato da sociedade.

O Innovation Challenge Day se dá num contexto de Edital que teve justamente omo objetivo o financiamento de prova de conceito de pesquisas aplicadas desenvolvidas por docentes e pesquisadores da Unesp. Ao término do desenvolvimento da prova de conceito, pretende-se que tenha sido agregado valor de comercialização à pesquisa.
A seleção das propostas contempladas foi baseada em critérios técnicos, de potencial mercadológico, apropriação intelectual e transferência.

Os projetos aprovados na primeira fase passaram por Treinamento Canvas e Oficina Pitch Elevator.

Confirmaram presença na abertura do evento: Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini, Magnífico Reitor da Universidade Estadual Paulista - Unesp; Prof. Dr. Sidney Ribeiro, Diretor da Agência Unesp de Inovação - AUIN; Prof. Dr. Paulo Moura, Assessor da Pró-reitoria de Extensão Universitária da Unesp, representando a Profa. Dra. Cleópatra da Silva Planeta, Ilma. Pró-reitora de Extensão; e  Dr. João Batista Tavares, Assessor Jurídico da Diretoria da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp, representando o Prof. Dr. Edson Luiz Furtado, Ilmo. Presidente da FUNDUNESP.

Após a solenidade de abertura, haverá apresentação dos trabalhos selecionados e a definição do ganhador do Innovation Challenge Day Unesp.

Integram a Comissão Julgadora responsável pela avaliação dos projetos que serão apresentados: Sr. Afrânio Pereira, Superintendente do Santander Universidades; Prof. Dr. Sergio Queiroz, Coordenador da área de Pesquisa para Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP; Sr. Bruno Rondini, CEO da 100 OpenStartup; Sr. Alyni Nomoto Nirazawa, Agente de Inovação e Empreendedorismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI; e Sr. Leandro Silva Queiroz, Consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

Cada equipe terá 2 minutos de apresentação de vídeo e 3 minutos de fala; após, haverá mais 10 minutos para perguntas dos avaliadores, totalizando 15 minutos a cada projeto. Ao término das 06 (seis) apresentações, após serem somadas as notas atribuídas pela comissão avaliadora, conheceremos os vencedores desta competição de Inovação e Empreendedorismo 2017, promovida pela AUIN e FUNDUNESP.

Participam as seguintes equipes:

Antônio Carlos Sementille, João Fernando Marar e Everton Simões da Motta (Apresentador); para apresentação do trabalho: Um sistema de baixo custo para a geração de conteúdos com realidade aumentada voltado a educação à distância e baseado no uso de display semi-holográfico.

João Victor Gomes dos Santos (Apresentador), César Renato Foschini e Marco dos Reis Pereira; para apresentação do trabalho: PROTEBAM - Prótese de baixo custo ecologicamente correta.

Luis Octavio Regasini, Ana Carolina Nazaré (Apresentadora) e Daiane Bertholin Anselmo, que fará a apresentação do trabalho: Desenvolvimento de Dihidroxibenzoatos de Alquila (DAs) para combate de Cancro Cítrico: Uma investigação comparativa com Difere (padrão ouro).

José Clayston Melo (Apresentador) e Adelino Vieira de Godoy Netto; para apresentação do trabalho: Processo de síntese de tiadiazóis a partir da reação entre tiossemicarbazonas e óxido nítrico em reator batelada.

Lucas de Haro Silva, Najla Varalta e Paulo J. Paupitz Gonçalves; para apresentação do trabalho: Sistema de baixo custo para aquisição de sinais dinâmicos de vibração.

Ivando Severino Diniz (Apresentador), Fernando Pinhabel Marafão e Flávio Alessandro Serrão Gonçalves; para apresentação do trabalho: Tecnologia Assistiva: Bengala com leitor RFID para auxiliar navegação de deficiente visual na cidade e em ambiente fechado.

Fará o anúncio do resultado final da competição Innovation Challenge Day e encerramento do evento o Prof. Dr. Sidney Ribeiro, Diretor da Agência Unesp de Inovação.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa UNESP - http://www.unesp.br/portal#!/noticia/30335/innovation-challenge-day-unesp/
Visto 7007 vezes Última modificação em Quarta, 08 Novembro 2017 11:52