Professora recebe medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico

Vanderlan Bolzani, do IQ da Unesp, é reconhecida pela atuação em prol da ciência no Brasil

Professora titular do Instituto de Química da Unesp, câmpus Araraquara, Vanderlan da Silva Bolzani, de 68 anos, recebeu a medalha de comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2 de agosto, durante a última reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília.

A Ordem Nacional do Mérito Científico é concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento a contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil. A professora Vanderlan Bolzani, que está no quadro docente da Unesp desde 1980, recebeu a medalha na área de Ciências Químicas. Ela é especializada em química de produtos naturais.

Natural de Santa Rita, na Paraíba, e de ascendência indígena, Vanderlan graduou-se em farmácia pela Universidade Federal da Paraíba em 1973, e depois migrou para São Paulo, onde construiu grande parte da carreira acadêmica: fez mestrado em química orgânica e doutorado em ciências pelo Instituto de Química da USP, estágio de pós-doutoramento no Virginia Polytechnic Institute and State University, nos Estados Unidos, e obteve livre-docência na Unesp, em 1996.

É vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e, ao longo da carreira, já recebeu diversas premiações, entre as quais a que a reconheceu como “mulher notável na ciência”, concedida pela Sociedade Química Americana.

Fonte: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/33588/professora-recebe-medalha-da-ordem-nacional-do-merito-cientifico/

Visto 167 vezes