O diretor visionário da Fundunesp

O professor Jorge Nagle faleceu na noite de sexta-feira , dia 21, aos 90 anos, em sua casa, em Mogi das Cruzes-SP. [18-06-1929 - 21-06-2019]

Graduado em Pedagogia pela USP em 1955, Jorge Nagle foi docente, chefe de departamento e também diretor no antigo Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação (ILCSE), hoje Faculdade de Ciências e Letras (FCL) do câmpus de Araraquara da UNESP.

Foi reitor “pró-tempore” da Universidade de 1º de agosto de 1984 a janeiro de 1985, indicado pelo então governador Franco Montoro, e na sequência assumiu como reitor eleito para o mandato de 1985-1989.  Período em que o país vivia uma turbulenta fase de transição do regime militar para a democracia. Iniciando o processo de consolidação e formação da identidade da UNESP.

Foi o segundo Diretor da FUNDUNESP, no período de 10 de junho de 1989 a 10 de junho de 1991. Atendendo ao convite do Reitor em exercício Prof. Paulo Milton Barbosa Landim. Também auxiliando na sua solidificação.

“É preciso situar a Fundunesp, na história da constituição das Fundações, que foram criadas para tornar ágeis determinadas soluções em contraponto com a burocracia de estado existente”.

No período que passou pela Fundunesp procurou exercer suas funções plenamente, auxiliando a Universidade na realização de várias ações relacionadas à função tríplice: ensino, pesquisa e extensão, criou vínculo com as fundações das unidades universitárias, estabeleceu meios para aquisição de equipamentos, incentivou o desenvolvimento de pesquisas, facilidades para viagens de pesquisadores, dando preferência aos docentes em início da carreira, desenvolveu a Diretoria de Publicações, origem da Editora da UNESP, a atual FEU.

O sepultamento do professor Jorge Nagle, ex-diretor da FUNDUNESP, ocorreu no sábado (22/6) no Cemitério Parque das Oliveiras, em Mogi das Cruzes-SP.

Visto 82 vezes Última modificação em Segunda, 24 Junho 2019 11:03