Um desafio superado com zelo e comprometimento

Prezados professores, funcionários e estudantes da Unesp,

Após seis meses de sua instalação na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) e um volume extraordinário de pedidos, requerimentos e ofícios respondidos, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a gestão das universidades estaduais paulistas finalizou suas atividades.

Em seu relatório final, os deputados integrantes da CPI reconhecem a importância das três universidades, mas fazem recomendações, algumas já seguidas e outras de implementação relativamente simples.

Felizmente, não constam nas recomendações finais questionamentos à autonomia universitária, o que interpretamos como um reconhecimento à importância desse preceito, garantido pelo artigo 207 da Constituição Federal, e ao papel que a autonomia teve nas três últimas décadas para o desenvolvimento das universidades estaduais paulistas, protagonistas da produção científico-tecnológica do Brasil.

Como sempre costumo lembrar, as três universidades juntas representam apenas 1,5% do universo das instituições de ensino superior que fazem pesquisa no país, mas respondem por um terço da produção científica brasileira, o que demonstra a produtividade e a eficiência resultantes deste modelo de financiamento e de gestão ímpar implantado em São Paulo desde 1989.

Tenho certeza que os servidores que mobilizamos para atender os pedidos da CPI possibilitaram aos deputados entender melhor a dinâmica e as peculiaridades da nossa Universidade multicâmpus e a importância dela para o desenvolvimento regional de São Paulo. Em um singular nível de detalhamento, expusemos também a nossa consolidada rotina de prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado, órgão que faz o controle externo das universidades públicas.

Nas duas oportunidades em que fui chamado para prestar esclarecimentos à comissão, foi possível ainda demonstrar que a Unesp vem aprimorando os mecanismos de transparência de suas contas e atos administrativos, indicando o quanto preza por este princípio tão caro à administração pública, em constante e necessário aperfeiçoamento.

Assim, entendo que aproveitamos a oportunidade da CPI para evidenciar à sociedade a importância da Unesp, a universidade de maior abrangência territorial no Estado de São Paulo, e a qualidade de nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Por fim, parabenizo aqueles servidores que contribuíram para os esclarecimentos prestados à CPI e estendo os cumprimentos a todos os integrantes da comunidade da Unesp que nos ajudaram, direta ou indiretamente, a superar este momento de questionamentos com demonstrações de zelo e comprometimento aos valores republicanos.

Cordialmente,

Sandro Roberto Valentini

fonte: https://www2.unesp.br/portal#!/aci_ses/notas-e-comunicados/mensagem-do-reitor-sandro-roberto-valentini/

Visto 99 vezes Última modificação em Terça, 10 Dezembro 2019 10:21